segunda-feira, 10 de maio de 2010

Largando pela metade...


Estava lendo este texto aqui... da Silmara Franco.
E pensando nas voltas que o mundo dá. Nos rumos que tomamos para as nossas vidas. Sim, porque eu sempre fui assim, do jeito que me vêem. Assim mesmo. Transparente. Se estou triste, choro. Se estou feliz, dou gargalhadas. Se eufórica, pulo. E sempre termino tudo o que começo. Sempre.
Aos 17 anos, optei por fazer Serviço Social na Universidade Federal. Passei. No início, já vi que aquilo não era para mim. Mas o medo de largar pela metade me impediu de abandonar o que não gostava. E então iniciei um novo curso. Direito. Tá, vai que eu gosto, né? Comecei. Terminei. Não tinha intenção de advogar. Minha intenção unicamente se baseava em prestar concursos. Delegada. Quem sabe promotora. Mas confesso que ser delegada me faria mais feliz. Deve ser culpa do meu estágio na delegacia. Ou da adrenalina que corre em minhas veias. E mesmo assim, fiz a prova da ordem. Passei. Ufa. Pronto. Serviço concluído. Já o mestrado foi diferente. A grana ficou curta. Daí, sem firulas ou remorços, sem paradigmas ou regras, tranquei.
E hoje, lendo o texto da Silmara, percebi que não podemos ter medo dos inacabados. Dos abandonados pela metade. E que muitas vezes, o inacabado não é sinônimo de frustração. É apenas um mudar de curso. Um mudar de rota. De expectativa. De planos.
Temos que ter medo dos projetos que não saíram do papel. Daqueles, do fundinho do coração. Daqueles esquecidos. Abandonados antes mesmo que tomasse forma. Cor. Cheiro. Alegria.
Tenho tido arrependimento, muito arrependimento, dos projetos não iniciados.
E remorso... dos concluídos por pura obrigação.

4 comentários:

  1. Isso é uma coisa muito complexa né flor...a gente fica inseguro de largar as coisas sem terminar..ou de não dar continuidade..
    eu estou passando por um momento igual agora...é muito difícil.. mas a gente consegue!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Elisa querida,
    Infelizmente, passado é passado...não dá para mudarmos o que já se foi..."o tempo não pára", como vc mesma já colocou em música aqui.

    Passar por uma fase péssima nesse ritmo estressante do mundo moderno é natural. Mas percebi que qto mais a gente se deprimo com antigas escolhas ou ficamos ansiosa com o futuro, menos realizamos...ficamos mais dispersas...a concentração vai embora...nem cafézinho dá jeito...e o desânimo sem fim vem.

    Está difícil, mas creio que vai passar e logo logo vc vai sesentir mais leve outra vez. Sonhando em conhecer lugares andando na sua magrelinha importada que vc tanto sonhou...
    Bjinhos, Paula K.

    ResponderExcluir
  3. Relax baby...Ninguem morre se deixar algo inacabado...E a vida continua...beijoca amiga...relaxxxxxx,relaxxxxxxxxx...Vem pro Rio,pra mô de a gentiiiiiiii batê perna ô sÔ!!! te adorooooooo...sorria,vc é linda, a vida é linda,suas meninas são lindas,a MBEX é cara mais é linda, a Chanel é linda.é cara tb,mas é lindaaaaaaaa.A vida é linda demais pra gente lamentar amigaaaaaaa.E a Locc é lindaaaaaaa,cheirosa e lindaaaaaaa,cara tb mais é lindaaaaaaaaaa....kkkk ri Elisa!

    ResponderExcluir
  4. Pô! Tenho me arrependido de tanta coisa!!:P
    Antes eu não me arrependia de quase nada e também não admitia me arrepender! Caraça... acho que estou mesmo ficando velho!

    ResponderExcluir